简体中文EnglishPortuguêsEspañol
Esqueceu sua senha?
简体中文EnglishPortuguêsEspañol
Esqueceu sua senha?

O aumento da produção e consumo do Azeite de Abacate

Conhecido pela baixa acidez e combate ao colesterol, o azeite de abacate é produzido através de sua polpa e considerado um dos próximos investimentos lucrativos para os produtores deste fruto

O abacate, alimento empregado de diversas maneiras por conta da versatilidade em se adaptar tanto a receitas doces quanto salgadas, também pode ser utilizado como matéria-prima na produção de azeite, gerando  um óleo vegetal superior aos produzidos a partir de outros frutos e, consequentemente, trazendo inúmeros benefícios aos consumidores.

De acordo com Lígia Carvalho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Abacate-ABPA e associada pela fazenda Jaguacy, um dos maiores diferenciais dessa variação de azeite é o fato do mesmo ser 100% feito de avocado e produzido através da centrifugação da polpa, ou seja, diferentemente dos outros tipos existentes, ele não apresenta uma mistura em sua composição. “Ele tem um ponto de fumigação muito alto, de 256°C, significando que é um produto que você pode até cozinhar, pois demora a saturar”, salientou a produtora.

Mesmo que o azeite de avocado ainda possa ser considerado pouco conhecido na população brasileira, é importante apontar os inúmeros benefícios gerados a partir do seu consumo, entre eles, o combate ao colesterol, já que é considerado um excelente óleo vegetal mas, além disso, sua acidez é muito baixa e há a presença das vitaminas A, E e B6 em sua composição.

“Há novas plantações de avocado acontecendo no Brasil”, reforça Lígia quando questionada sobre o aumento da produção deste óleo e, para ela, na medida que a população se informar sobre as especificidades, haverá uma maior adesão ao consumo e, consequentemente, a produção também será elevada. Inclusive, o primeiro azeite de abacate produzido no Espírito Santo foi liberado para comércio no final do ano passado, onde a empresa familiar dos irmãos Jean e Maico Peterle, que investiram 2,5 milhões no projeto, pensam em expandir a extração, mostrando que realmente existem novos investimentos lucrativos no ramo.

Um dos fatores que incentivam os agricultores a apostarem em subprodutos, ou seja, itens que possuem o abacate em sua composição e se diferem da fruta em natura é o aumento do consumo internacional de abacate. Por isso, o azeite de avocado apresenta-se como uma “opção para quem quer se especializar em subprodutos e na industrialização dessa matéria prima”, encerra Lígia.

Conteúdo produzido pela LM&Co

Responsável: Ivis Mancini

Compartilhe no Facebook

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

AAB no Facebook