简体中文EnglishPortuguêsEspañol
Esqueceu sua senha?
简体中文EnglishPortuguêsEspañol
Esqueceu sua senha?

Saúde

Nutrição

O valor nutricional do abacate é indiscutível. Uma fruta pequena, com 150 gramas de polpa (cerca de 1 xícara de chá), pode fornecer 22 gramas de gorduras, 3 gramas de proteínas, 1 grama de açúcares e 10 gramas de fibras.

Por conter tanta fração oleosa (lipídica ou gordurosa), acaba sendo muitas vezes chamado de manteiga natural.

100 gramas de abacate contêm 40% da quantidade de fibra recomendada diariamente. Destacam-se as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, além dos minerais cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Auxilia na absorção de antioxidantes. Esse benefício pode ser obtido a partir do consumo diário de abacate, combinado com alimentos ricos em carotenoides, como as folhas verde-escuras, as frutas e raízes de cor vermelha, amarela ou laranja, aumentando de duas a sete vezes sua assimilação.

Com alto potencial antioxidante, o abacate bloqueia diferentes agentes
cancerígenos e a proliferação do vírus da AIDS.

Sua ingestão diária, por exemplo no preparo dos laticínios vivos (veganos), beneficia muito os diabéticos e os cardiopatas, por reduzir o colesterol total e harmonizar o calibre dos vasos sanguíneos. Sua principal gordura, o ácido oleico, age como antioxidante, bloqueando a toxicidade do colesterol LDL, que em excesso (quadro comum na sociedade moderna), destrói as artérias.

Composição de 100 gramas da parte comestível: Centesimal, Minerais, Vitaminas e Colesterol
Rico em vitaminas, sais minerais e gorduras monoinsaturada, o Abacate só traz vantagens e benefícios ao consumi-lo!

% Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj.

Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.
Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (página 36)

Quando consumido de forma equilibrada e regular, o abacate apresenta diversos benefícios para a saúde: controle do colesterol, diabetes, prevenção de doenças crônicas etc. 

O consumo regular do abacate ajuda a aumentar a absorção de nutrientes pelo corpo.

Nutrição na Melhor Idade

O consumo do Abacate pode ser feito em todas as fases da vida. Na melhor idade (3º idade), o consumo de Abacate deve se intensificar. A explicação são os benefícios que o superalimento pode trazer nesta fase:

Regula o colesterol

O Abacate ajuda a aumentar o HDL (colesterol bom) reduzindo as doenças do coração;

Poder antioxidante

O Abacate reduz a formação de radicais livres;

Rico em potássio

Não sofra mais com as câimbras e proteja seu coração;

Vitamina E e Luteína

A combinação da luteína e vitamina E protegem os olhos de catarata e degeneração macular, alem de ser um excelente antioxidante.

Nutrição Kids

Nesta fase a criança desenvolve seu paladar, e a introdução de alimentos é muito importante! O consumo de Abacate deve se iniciar a partir dos 6 meses(ou de acordo com aconselhamento médico) para permanecer até a fase adulta.

O Abacate é uma fruta super saudável e, se torna essencial na alimentação dos bebês, crianças, adolescentes, gestantes e mamães que amamentam.

A consistência de sua polpa (macia) ajuda o Abacate a ser um ótimo alimento na introdução de frutas e papinhas.

Excelente fonte de proteínas e ferro, o Abacate contém vitaminas A, E, B1, B2, fitesterol, lecitina, tanino e ácido oleíco, linoléico e palmítico

Rico em gorduras monoinsaturada, sais minerais e glutationa (importante antioxidante). Mesmo sendo rico em gorduras, estas são responsáveis pelo aumento do colesterol HDL (bom colesterol).

Saiba Mais

Como deve ser o consumo de abacate?

O abacate deve fazer parte de uma dieta equilibrada e balanceada. O consumo adequado deve ser de 2 a 3 colheres de sopa ao dia. O abacate pode ser associado a saladas ou consumido com uma colher (chá) de mel e cacau para aqueles que querem controlar a vontade de doce.

Quando posso iniciar a introdução do Abacate na alimentação infantil?

O consumo de Abacate deve se iniciar a partir dos 6 meses (ou de acordo com aconselhamento médico) e pode ser consumido ao longo da vida até a fase adulta.

Como posso oferecer Abacate ao meu filho?

Por ter um sabor suave (nem doce, nem salgado) você pode misturar o Abacate a outras frutas amassadas como por exemplo: maçã, banana ou a pêra e outras.

O consumo de Abacate na infância tem alguma contra indicação?

O consumo de Abacate na infância tem alguma contra indicação?

Aqui você vai encontrar as melhores receitas com este superalimento.