简体中文EnglishPortuguêsEspañol
Esqueceu sua senha?
简体中文EnglishPortuguêsEspañol
Esqueceu sua senha?

A influência das geadas na produção de abacate

Após dois anos com a produção abaixo da média, geadas são uma das principais preocupações para a colheita de abacate em 2022

As grandes variações climáticas estão impactando diretamente na produção de abacate do país e, por conta da safra abaixo da média dos últimos dois anos, é possível que o preço do produto seja influenciado, visto que está custando caro cultivar o fruto em meio às geadas e outros efeitos que afetam a colheita.

Maria Cecilia Whately, diretora presidente da Associação Abacates do Brasil, explicou que a seca e as geadas de 2021 foram responsáveis por uma queda de safra de 30% da produção, mas que a expectativa para esse ano era de um relativo aumento, o que contribuiria com a alta procura e continuaria elevando os índices de exportação de abacate.

No caso do abacate quintal, que atualmente está no final da sua época de colheita, os danos causados pelas geadas dos últimos meses foram notáveis. De acordo com Jonas Ferretti, produtor da L.A. Ferretti Frutas, essa variedade do fruto teve “ Quedas significativas, na casa de 15% do total que ainda poderia ser colhido”. Contudo, há a possibilidade do mercado não ser relativamente afetado pela perda de produção por conta da baixa demanda.

“ O que pode ocorrer é que produtores queiram acelerar a colheita e isso pode até trazer os preços de venda na roça para baixo”, disse Ferretti, explicando que os preços podem diminuir, mas que levaria uma média de uma ou duas semanas para que os valores retornassem à normalidade, sendo um período de tempo que causaria determinado prejuízo aos agricultores e influenciaria no mercado.

  Além disso, a baixa demanda também contribuiu para a diminuição dos efeitos das geadas, tanto que a L.A. Ferretti Frutas não aplicou nenhuma intervenção para administrar esta perda de produção, já que “Estes impactos serão relativamente baixos diante do mercado”, porém é imprescindível estar atento às próximas variações climáticas, visto que poderão impactar na safra de outros tipos de abacate e provocar despesas significativas aos produtores.

Conteúdo produzido pela LM&Co

Responsável: Ivis Mancini

Compartilhe no Facebook

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

AAB no Facebook