...

Você conhece a CEAGESP?

Conheça mais sobre a Ceasa: presente em diversos centros urbanos do país  esse estabelecimento beneficia desde o pequeno até os grandes produtores

 A sigla Ceasa significa Centrais de Abastecimento. Criada nos anos 60, ela foi uma solução adotada pelo governo brasileiro para tornar a distribuição e comercialização de produtos hortigranjeiros mais organizada e compartilhada entre os estados produtores e compradores, atingindo e interligando diversas regiões do Brasil no quesito abastecimento de alimentos.

Antes da existência das Ceasas havia muita variação de preços, concentração de produtos e hegemonização da produção. Isso acontecia principalmente, pois não existia um órgão regulador, fato que tornava a produção e distribuição da maioria dos alimentos sob controle de grandes produtores e vendedores autônomos. As Ceasas atualmente são empresas estatais ou de capital misto (público e privado).

Fernando Bonela, produtor e vendedor de abacates no estado de São Paulo, faz parte da cadeia que abastece e comercializa dentro da Ceasa. Mesmo que grandes mercados varejistas optem pela  compra direta com os produtores, sem o intermédio desse centro de abastecimento, é certo que na atualidade a Ceasa ocupa lugar de destaque para pequenos e médios produtores agrícolas. 

Em uma breve entrevista Fernando dividiu como é sua experiência de alguns anos com as Centrais de Abastecimento.

Qual é a importância e os benefícios da Ceasa para o mercado de abacates no Brasil?

“O Ceasa ainda é um dos maiores entrepostos do país para a distribuição e comercialização de frutas no país. Para o abacate não é diferente, pois é possível através dela, levar frutas para regiões onde não existe um volume significativo de produção. Outro benefício que se tem com a existência do Ceasa, é o networking que se constrói, uma vez que existe clientes de todos os portes e seguimentos.”

Por: Ana Elisa Araujo

Compartilhe no Facebook

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

AAB no Facebook