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Mercado

Mercado No Brasil

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Brasil é o 3o maior produtor de frutas do mundo e até 2018 dedicava 99% da produção ao mercado interno.

Em 2018, o país exportou 877,5 mil toneladas de frutas, in natura e processadas, representando 0,9% das exportações do agronegócio nacional. As principais foram manga, melão, abacaxi, melancia e limão, seguidas por uva, mamão e abacate. Fonte: Dinheiro Rural e Abrafrutas.

Segundo estudo do IBGE (2011), o consumo alimentar da população brasileira combina a tradicional dieta à base de arroz e feijão com alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias. A ingestão diária de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde (400 g) para mais de 90% da população.

Ao passo que a ABPA investiu em ampliar as fontes de referência para analisar o cenário de consumo e a partir delas desenvolver os rumos do abacate brasileiro, estamos aprimorando este livro em 2020 com novos dados. Nove anos se passaram, muitas coisas permanecem (como as desigualdades socioeconômicas), mas segundo pesquisas recentes realizadas pela ABPA, existem notáveis mudanças comportamentais da população que nasceu a partir do final do século 20.

Divisão entre gerações no Brasil

Fonte - Itaú BBA 2019

Baby Boomers

(1946 a 1964)

16% - 33 milhões de pessoas

Geração X

(1965 a 1980)

26% - 55 milhões de pessoas

Geração Y

Millennials (1981 a 1998)

34% - 70 milhões de pessoas

Geração Z

(1999 a 2019)

24% - 51 milhões de pessoas

As gerações Y e Z são vitais para explicar porque a noção de “ser saudável é sexy” assumiu tanta importância no mercado de alimentos. Combinadas, elas representam uma parcela importante da população: 27% nos EUA, 24% na Europa e 58% no Brasil. Ambas são responsáveis pelo controle prático dos principais modos de comunicação.

Através das redes sociais, impuseram sua visão de mundo por todo o planeta valorizando:

O caseiro e artesanal;

O sabor verdadeiro dos alimentos;

Experiências / Indulgências;

Saúde.

Fonte - SIAL Paris 2018 Health & Food Focus

Um dos produtos que melhor caracteriza a combinação de saúde e indulgência é o abacate. Que de maneira eclética se encaixa muito bem nas escolhas vegetarianas, veganas e onívoras. Também em todas as classes sociais, principalmente se implementamos o retorno dos abacateiros nos quintais e urbanizações.

Portanto, é fundamental identificar principais capacidades e valores do abacate brasileiro, com base em oportunidades realistas e compatíveis com o cenário. Isso vale para o produtor, distribuidor e consumidor.

Por exemplo, quase 30 milhões de pessoas se declararam vegetarianas no Brasil, dado que representa um crescimento histórico

(Fonte Ibope Inteligência 2018):

- O número de vegetarianos aumentou 75% nas regiões metropolitanas do país em relação a 2012.

- 55% consumiriam mais produtos veganos se essa informação viesse escrita na embalagem.

E o mais interessante é que o abacate, inegavelmente um superalimento, tornou-se querido em todos os tipos de dieta saudável, cada dia mais recomendado pelos profissionais da saúde e dos desportos.

O Brasil é um país com extraordinárias condições agrícolas, variedade de clima, imensas extensões de terreno e solos apropriados para fazer do agro uma atividade mais produtiva e geradora de prosperidade e milhões de empregos.

O incremento do cultivo do abacate é certamente uma tarefa pendente no Brasil. Além do agronegócio exportador, do qual o Brasil participa apenas com 0,3%, o aumento do consumo interno deste fruto contribuiria para o enriquecimento nutricional da alimentação da população.

O quadro abaixo resume a produção do Brasil comparada com a produção mundial durante 20 anos (1997 a 2016), mostrando com clareza o constante aumento da produção mundial (consequente aumento da procura), estando o Brasil numa posição de atraso no desenvolvimento da cultura do abacate.

Produção abacate: Brasil vs Mundo (1997 - 2016)

Fonte - Factfish (2018)

As organizações agrícolas do setor devem concentrar o esforço no aumento da produção e do consumo interno, bem como no desenvolvimento do mercado exportador, a exemplo de outros países com grande presença internacional; esforço que deve ser realizado em harmonia com os planos e políticas do governo.

De acordo com ABRAFRUTAS (Associação Brasileira dos Produtores de Exportadores de Frutas e Derivados) e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) o país precisa diversificar as exportações da fruticultura e gerar mais moeda estrangeira para a economia brasileira, com maior presença global.

Números de fruticultura no Brasil

Fonte - IBGE, MAPA e AbraFrutas

O consumo interno e a exportação de frutas brasileiras ainda têm muito espaço a conquistar. A adoção de manejos, consorciamentos e transições agroecológicas para a produção sustentável de abacates é urgente e possível, desde que sejam adequados ao contexto da produção em ambiente tropical (solo e clima).Usando as palavras da mestra e pioneira no Brasil sobre estudos e temas da Agroecologia.