Saúde
Nutrição
O valor nutricional do abacate é indiscutível. Uma fruta pequena, com 150 gramas de polpa (cerca de 1 xícara de chá), pode fornecer 22 gramas de gorduras, 3 gramas de proteínas, 1 grama de açúcares e 10 gramas de fibras.
Por conter tanta fração oleosa (lipídica ou gordurosa), acaba sendo muitas vezes chamado de manteiga natural.
100 gramas de abacate contêm 40% da quantidade de fibra recomendada diariamente. Destacam-se as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, além dos minerais cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.
Auxilia na absorção de antioxidantes. Esse benefício pode ser obtido a partir do consumo diário de abacate, combinado com alimentos ricos em carotenoides, como as folhas verde-escuras, as frutas e raízes de cor vermelha, amarela ou laranja, aumentando de duas a sete vezes sua assimilação.
Com alto potencial antioxidante, o abacate bloqueia diferentes agentes
cancerígenos e a proliferação do vírus da AIDS.
Sua ingestão diária, por exemplo no preparo dos laticínios vivos (veganos), beneficia muito os diabéticos e os cardiopatas, por reduzir o colesterol total e harmonizar o calibre dos vasos sanguíneos. Sua principal gordura, o ácido oleico, age como antioxidante, bloqueando a toxicidade do colesterol LDL, que em excesso (quadro comum na sociedade moderna), destrói as artérias.
% Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj.
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.
Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (página 36)
Quando consumido de forma equilibrada e regular, o abacate apresenta diversos benefícios para a saúde: controle do colesterol, diabetes, prevenção de doenças crônicas etc.
Nutrição na Melhor Idade
O consumo do Abacate pode ser feito em todas as fases da vida. Na melhor idade (3º idade), o consumo de Abacate deve se intensificar. A explicação são os benefícios que o superalimento pode trazer nesta fase:
Regula o colesterol
Poder antioxidante
Rico em potássio
Vitamina E e Luteína
Nutrição Kids
Nesta fase a criança desenvolve seu paladar, e a introdução de alimentos é muito importante! O consumo de Abacate deve se iniciar a partir dos 6 meses(ou de acordo com aconselhamento médico) para permanecer até a fase adulta.
O Abacate é uma fruta super saudável e, se torna essencial na alimentação dos bebês, crianças, adolescentes, gestantes e mamães que amamentam.
A consistência de sua polpa (macia) ajuda o Abacate a ser um ótimo alimento na introdução de frutas e papinhas.
Excelente fonte de proteínas e ferro, o Abacate contém vitaminas A, E, B1, B2, fitesterol, lecitina, tanino e ácido oleíco, linoléico e palmítico
Rico em gorduras monoinsaturada, sais minerais e glutationa (importante antioxidante). Mesmo sendo rico em gorduras, estas são responsáveis pelo aumento do colesterol HDL (bom colesterol).
Saiba Mais
Como deve ser o consumo de abacate?
Quando posso iniciar a introdução do Abacate na alimentação infantil?
Como posso oferecer Abacate ao meu filho?
O consumo de Abacate na infância tem alguma contra indicação?
Aqui você vai encontrar as melhores receitas com este superalimento.