简体中文EnglishPortuguêsEspañol
Esqueceu sua senha?
简体中文EnglishPortuguêsEspañol
Esqueceu sua senha?

Dia do trabalhador rural

Potência na agricultura, o Brasil no dia 25 de maio comemora data marcada por muita luta e história para os trabalhadores rurais do Brasil

No dia 25 de maio comemora-se o dia do trabalhador rural. Um dia muito importante para o Brasil, principalmente se considerarmos que o agronegócio nacional contribui em 27,4% para o PIB brasileiro. E isso jamais aconteceria se não tivéssemos na base desse setor trabalhadores rurais que dedicam parte de suas vidas seja para agricultura familiar ou para grandes produtores. 

O Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituído em lei pelo no Decreto nº 4.338, de 1º de Maio de 1964.  Isso se deve porque no dia 25 de maio de 1963 faleceu o deputado  Fernando Ferrari, muito conhecido por lutar pelos direitos do trabalhador do campo. 

Trabalho x  Direitos

As leis e estatutos garantem que o trabalhador rural atue com carteira assinada e com direitos assegurados. Apesar dessa data ser marcada por muitas conquistas, ela ainda é caracterizada por desigualdades substanciais ao analisarmos o panorama nacional. 

Em levantamento realizado pela Procuradoria-Geral do Trabalho em 2020 mostrou que entre, 2003 e 2018, cerca de 45 mil trabalhadores foram resgatados e libertados do trabalho análogo à escravidão no Brasil, sendo que o meio rural possui o maior número de registros (87% dos casos).

Abacaticultura x Sustentabilidade

Apesar de algumas culturas no Brasil serem caracterizadas por processos extremamente automatizados e tecnológicos, a necessidade e a importância do trabalhador rural, ainda é distinta em diversos processos produtivos, como na abacaticultura. 

O cultivo do abacate é caracterizado muitas vezes pela enxertia, pelo manejo cuidadoso, necessitando de podas e controle de pragas. Todos esses processos precisam ser realizados com mão de obra humana e qualificada. 

A sustentabilidade não é somente um ponto chave para transformar a relação entre meio ambiente x homem, mas também para modificar as relações entre seres humanos. Por isso, a ABPA acredita na promoção de uma cadeia produtiva mais sustentável, que valorize a mão de obra humana e o trabalho empenhado por trabalhadores rurais.

Compartilhe no Facebook

U

Pesquisar

h

Postagens Recentes

Categorias de Postagens

AAB no Facebook